segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Castanheiro - Castanea sativa

CastanheiroCastanea sativa



Clicar para ampliar.
Um souto, isto é, uma zona com castanheiros na região do Sabugal (Beira Alta).

Os castanheiros formam matas denominadas soutos, ou castinçais, quando são castanheiros bravos. Em Portugal, os soutos localizam-se nas zonas interiores, encontrando-se, especialmente, em Trás-os-Montes e nas Beiras. Crescem em solos pouco húmidos, de preferência graníticos ou xistosos.

Clicar para ampliar.
O castanheiro chega a atingir grandes dimensões com a idade.
As folhas são oblongo-lanceoladas, compridas, de bordo ligeiramente serrilhado. As suas flores, conhecidas por candeias, são amentilhos ou agrupamentos de flores de forma parecida com a espiga.
Floresce em Junho-Julho e os frutos amadurecem em Outubro-Novembro.

As castanhas formam-se dentro dos ouriços que abrem para lhes dar saída quando estão maduras, por acção do vento, que sacode os ramos, espalhando-as no solo à volta do castanheiro. Na ausência de vento, são apanhadas recorrendo-se a uma vara ou a um pau apanhado do chão, por vezes, ramos secos caídos do próprio castanheiro, batendo-se com ele nos ramos carregados de ouriços. As castanhas comem-se cruas, assadas, cozidas, piladas (secas ao fumeiro) ou reduzidas a farinha.

clicar para ampliar. clicar para ampliar.
Ramo de castanheiro carregado de ouriços, vendo-se, na imagem da direita, a castanha quase a soltar-se do seu invólucro.

A madeira de castanho tem um grande número de aplicações, principalmente para o fabrico de móveis e revestimentos interiores de casas. Dela podem extrair-se substâncias utilizadas para curtir peles e para o fabrico de tinta negra.

Na Europa, o castanheiro acompanhou o homem desde o Paleolítico. As tribos pré-romanas obtinham dele castanhas secas ou farinadas, que constituíam um alimento rico.

Durante muito tempo, foi considerado como árvore-do-pão e a castanha um dos mais importantes alimentos farináceos de vastas regiões. Depois da chegada à Europa da batata e do milho, perdeu o seu carácter de alimento.



Sem comentários:

Enviar um comentário