Atividades

Rotinas...

E tanto que fazer até chegar à sala de aula para começar bem o dia e merecer no final BOLA AZUL!

CHEFES

Na nossa rotina há CHEFES, os responsáveis semanais por desempenharem tarefas de apoio a toda a turma para que tudo funcione ainda melhor!

 
 
CHEFE DE FILA: tem a responsabilidade de relembrar a todos os meninos da turma que devem aguardar pela professora em fila indiana encostados à parede, subir as escadas apoiados no corrimão, caminhar rapidamente pelo corredor e entrar na sala de forma ordeira. Este CHEFE tem ainda a responsabilidade de colocar as presenças/atrasos/faltas dos alunos no MAPA DAS PRESENÇAS.
 
CHEFE DO MATERIAL: esta responsabilidade é grande... É este CHEFE que distribui e recolhe diariamente os cadernos diários, os manuais escolares, as fichas de trabalho, ...
 
CHEFE DE BELEZA: tem mesmo a responsabilidade que o nome indica - relembrar todos os coleguinhas a deixarem os seus lugares com o material de trabalho bem arrumado em cima das secretárias, as lancheiras penduradas nos ganchos, cadeiras arrumadas e, no final do dia letivo relembrar a todos o arrumar os Suportes.
 
CHEFE DOS LANCHES: este CHEFE controla o Mapa dos Lanches Saudáveis diariamente assinalando individualmente com a cor Verde - Amarelo - Vermelho o lanche que os colegas trazem, é o responsável por garantir que há Leite Escolar em quantidade suficiente e ainda o que vai até ao Refeitório trazer a Caixa dos Lanches da tarde. Normalmente este chefe tem um ajudante por si escolhido...
AJUDANTE: este CHEFE terá um papel ainda mais ativo a partir de novembro... É este CHEFE que escreve no quadro de giz a data, o dia da semana e o tempo que se regista diariamente. É ele o responsável pelo quadro de giz bem apagado no final do dia e ainda de apoiar todos os outros chefes e a professora. É muita responsabilidade!
 

Há ainda o CHEFE DO SILÊNCIO... o avaliador árbitro dos compromissos diários atribuídos para obter a BOLINHA AZUL! A cada menino é feita a pergunta: "Pelo teu trabalho e comportamento de hoje deves ser avaliado com a bolinha... " Depois da autoavaliação as outras crianças são chamadas a avaliar também o coleguinha e em consenso o CHEFE pinta a bolinha atribuída.

Mas, vida de CHEFE na nossa turma também é avaliada! No final da semana, no momento de Formação Cívica à 6ª feira, o chefe faz primeiro a sua autoavaliação e depois os colegas aprovam ou discutem a autoavaliação e em consenso fica marcada na grelha a Bolinha atribuída ao desempenho...
 

Como se pode ver pela grelha, bons CHEFES não faltam no 1º A!!!
 
 
PARA TER BOLINHA VERDE O ALUNO TEM QUE:
 
- ocupar o seu lugar na fila de entrada encostado(a) à parede;
- subir/descer as escadas junto do corrimão;
- caminhar nos corredores;
- entrar na sala de aulas de forma ordeira;
- ter a sua secretária sempre limpa e arrumada;
- ter o chão debaixo da sua secretária limpo;
- completar todas as tarefas com empenho;
- respeitar o seu material de trabalho e o dos colegas;
- respeitar o equipamento escolar.
 
PARA TER BOLINHA AZUL O ALUNO TEM QUE:
                                          1 - Saber trabalhar em silêncio!
                                          2 - Saber trabalhar bem sentado!
                                          3 - Saber trabalhar com vaidade!
                                          4 - Saber rir e brincar!
                                          5 - Saber ouvir!

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário